sexta-feira, 14 de maio de 2010

Voce sabe como são criados os nomes dos esmaltes?

Deve ser muito legal criar nomes para esmaltes, né?
Adoraria fazer isso. Sério, é demais!!
O Yahoo fez uma matéria super legal mostrando como é o processo de criação dos nomes nas principais marcas do mercado.

Essas inspirações surgem após uma série de pesquisas comportamentais e estudos de moda nacional e internacional.

A Big Universo tem muitos esmaltes com nomes ligados à astronomia, como o Celestial, Urano e Eclipse. O dono e fundador da marca, Gilmar Leite Siqueira, sempre foi ligado à ciência. Isso explica o nome de Big Universo. Legal, né?
Celestial, da Big Universo.

A querida Clarissa Ezaki conta que é importante que o nome soe bem e seja agradável. "A gente tenta aproximar o nome da cor, mas às vezes não dá. O Urano, por exemplo, lembra mar, que é azul. Para o Pandora, pegamos o gancho do filme "Avatar". Já Oberon sobrou e não tem nenhum significado".

Oberon, da Big Universo.

Ela acha o nome mais criativo da Big Universo o Hadron, com inspiração no maior acelerados de partícular do mundo. Clarissa conta que ele tinham a cor, mas não existia o nome. Ai Hadron soou legal.
O Jade recebeu o mesmo nome do lançado pela Chanel. A gente não possuía um posicionamento de mercado até então. Jade é o nome de uma pedra, elemento natural, mas foi realmente inspirado no da Chanel. As pessoas começaram a ligar esse nosso esmalte com o da marca gringa." conta.
Jade, da Big Universo.

Na Impala, as informações são cruzadas com o universo dos estilistas e os nomes são inspirados em um determinado conceito. Neném, por exemplo, recebeu esse nome pelo efeito que traz com a suavidade do branco.
O responsável pelos nomes da marca é o Victor Munhoz. Ele conta que os tons da última coelção primavera/verão eram voltados para o coral. "Era a tendência principal e tinha uma vertente para o esverdeado e azulado. Surgiram então as coleções Balneários Brasil e Acqua". Ele selecionou algumas cidades litorâneas menos conhecidas no país e batizou as 12 cores da coleção.



A última coleção, Muito Luxo, caracteriza a estação outono/inverno, quando as pessoas se vestem mais elegantes por conta do frio. "Ela inspira mais luxo de comportamento, atitude e existe muito glamour. São nomes que lembram essa questão. Quem nunca quis um paparazzi correndo atrás de você?".

Em 2008, a marca também se inspirou na Chanel para um de seus esmaltes. O Azul Satin foi inspirado no Blue Satin da empresa francesa. "Inspiração de cor é comum. Estudamos comportamento, tendências e temos proximidade das cores. O azul foi proposital, embora não tenha sido uma cópia. O lançamento da Chanel aconteceu cerca de 20 dias antes do nosso".



A coleção Divas foi pensada exatamente para cada mulher. "Percebemos que as cores estavam muito diferentes, com tons avermelhados, ousados e com muito glamour. Listamos 12 e fizemos o cruzamento da característica delas com as cores. Não combinaria a Madonna em um branquinho, por exemplo", brinca Munhoz


Na Risqué, os nomes dos esmaltes também são pensados após a definição da coleção. "Cada nome surge durante o processo de conceitualização e elaboração dos esmaltes e da coleção. Conceito e produto caminham juntos para garantir um alinhamento", explica Mel Girão, diretora-executiva de marketing da empresa.
O Azulejo Português, por exemplo, é um nome improvável para uma cor de esmalte, mas foi um dos escolhidos para uma linha de cores que tinha como tema a porcelana.


Mel, que é responsável por batizar os esmaltes da Risqué, conta que os nomes ainda podem ser homenagens a personagens ou personalidades. O sucesso Renda, lançado no final da década de 80, foi inspirado na novela "Tieta", exibida na mesma época.

A amada OPI inova ao dar nomes engraçadinhos aos esmaltes. Existe o amarelo "Você Precisa de Óculos de Sol?" (Need Sunglasses?), o verde "Que Diabos de Shrek É Você?" (Who the Shrek Are You?) e o "Laranja Atômico" (Atomic Orange)?
Além desses nomes, a OPI também reserva algumas frases fofas para as suas cores, como o rosinha "Isso Não é Romântico?" (Isn't it Romantic?), o nude "Faz os Homens Ficarem Vermelhos" (Makes Men Blush ) e o cinza "Me Dê a Lua!" (Give me the Moon!).


2 comentários: